Das coisas nascem coisas

"Das coisas nascem coisas" de Bruno Munari, é um livro muito interessante que peguei na biblioteca um pouco antes das férias de julho para me distrair um pouco e para saber mais sobre a área que estou me profissionalizando, que é o DESIGN. E descobri uma porção de coisas novas e interessantes. É de uma liguagem de fácil compreensão, gostosa e divertida de se ler.


Joseane Maria Parice Bufalo professora de creche da rede municipal de Campinas e doutoranda da FE/Unicamp descreveu:
"Sua leitura é peculiar, pois tem uma organização inovadora entre os seus conteúdos e o modo como são apresentados. Com formatos de letras em vários tamanhos, em vários sentidos, e não obrigatoriamente como no código de leitura ocidental que se dispõe da esquerda para a direita. Além de muitas imagens em fotos, em desenhos técnicos de projetos, fotomontagens, desenhos artísticos, imagens de sistema gráfico de comunicação visual e esquemas. Dizendo assim, pode até parecer um receituário ou um manual, mas não se trata disso, e sim, de um texto que nos leva a rememorar conhecimentos e a construir outros.
Ao trabalhar desta maneira, o autor polariza com o nosso olhar treinado para as formas bidimensionais, que compõe o universo da leitura e da escrita e propõe um rompimento nessa forma de as pessoas verem o mundo, no sentido de enxergarem dimensões novas, ou por vezes esquecidas, ou ainda não utilizadas nas construções de projetos.
O pano de fundo que permeia esta obra é a questão da metodologia de projetos. E Munari aborda este assunto afirmando que é necessário ter conhecimentos sobre metodologia, enfatizando também, e não apenas, a utilização da criatividade na construção de um objeto. Mas que ela não deva ser uma improvisação sem método.
Como parte desta metodologia, o autor debate nos diferentes campos do conhecimento com temas tais como: culinária, mobiliário, espaços públicos e privados, objetos de trabalho, objetos de decoração, brinquedos, jogos, livros, veículos, ruas e imagens em geral."
Recomendo a leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas