Nunca desista de seus sonhos - part 2

 Continuando com as frases que achei mais fascinantes no livro do Augusto Cury, Nunca Desista de Seus Sonhos, que terminei de ler esta semana:

"Compreendeu  passo a passo que o princípio da sabedoria não é a resposta, mas a dúvida e a crítica (Durant, 1996)" (p. 108).

"Só caminhamos nos solos da vida com segurança quando conhecemos os terrenos da nossa personalidade" (p. 131).

"Aprendi que a disciplina sem sonhos produz servos que fazem tudo automaticamente. E os sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas que não transformam os sonhos em realidade" (p. 137).

"Aprendi que os sonhos transformam a vida numa grande aventura. Eles não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas produzem a força necessária para arrancá-lo do lugar em que você está" (p. 137).

"Aprendi que ninguém é digno do pódio se não usar suas derrotas para alcançá-lo. Ninguém é digno de sabedoria se não usar suas lágrimas para cultivá-la. Ninguém terá prazer no estrelato se desprezar a beleza das coisas simples no anonimato. Pois nelas se escondem os segredos da felicidade" (p. 137).

"Existência clama por significado (Satre, 1997)" (p. 143).

"Muitos enterram seus sonhos nos escombros dos seus problemas (Freud, 1969)" (p. 144).

"O presidente Franklin Roosevelt disse que a única coisa a temer é o medo do medo. É preciso vencer o medo, para alcançar o vôo dos sonhos" (p. 145).

"Por outro lado, se quem erra é valorizado e encorajado, ele consegue ampiar os horizontes da reflexâo, incorporar novas experiências e refazer caminhos. Lembre-se que caímos muitas vezes até aprendermos a andar. Quem erra tem oportunidade de sonhar com as conquistas, tem mais chance de aprender e mais gosto pela vitória. Este é um dos fundamentos da inteligência multifocal. Entretanto, o medo de errar gera um 'eu' submisso, tímido e inseguro" (p. 146).

"Nos alicerces das grandes descobertas existem grandes falhas, nos alicerces das grandes falhas existem grandes sonhos de superação. Realizar os sonhos implica riscos, riscos implicam escolhas, escolhas implicam erros" (p. 147).

"Precisará de sonhos para acreditar na vida e fazer de cada minuto um momento eterno, mesmo no leito de um hospital" (p. 148).

"Precisará de sonhos para repensar seu estilo de vida e investir naquilo que você ama" (p. 148).

"Precisará de sábios sonhos para gozar os melhores dias de sua vida e fazer da fase de perda da força muscular um período de vigor mental e de usufruto da sabedoria acumulada nos anos" (p. 149).

"Os sonhos e as crises nas relações sociais
Você não precisará de sonhos para atravessar um pequeno atrito com alguém, mas precisará deles para superar suas tempestades emocionais, para vencer uma crítica injusta, uma calúnia, uma discriminação, uma deslealdade.
Precisará sonhar com a leveza da vida para superar as decepções causadas pelos estranhos e para vencer as mágoas causadas pelas pessoas que você ama.
Precisará sonhar com a solidariedade para compreender os erros dos outros, perdoar seus atos insensatos, ter esperança de que um dia mudarão. Precisará de sonhos para entender que ninguém pode dar o que não tem" (p. 147).

"Os sonhos e os conflitos afetivos
Você não precisará de sonhos para superar uma pequena tristeza ou um momento de ansiedade. Mas precisará de espetaculares ou um momento de ansiedade. Mas precisará de espetaculares sonhos para vencer uma crise depressiva, o desânimo, a falta de coragem de viver, e, assim, acreditar que todo transtorno psíquico por mais dramático que seja pode ser superado.
Precisará de sonhos que exaltam a grandeza da vida para superar uma síndrome do pânico, um transtorno obsessivo, uma doença psicossomática, um estresse pós-traumático gerado por um acidente ou uma crise financeira. Somente os sonhos nos fazem suportar uma perda irreparável. Eles lubrificam os olhos do coração: fazem uma mãe que perdeu um filho enxergá-lo brincando na eternidade.
Precisará de sonhos para não ser escravo da culpa, prisioneiro do passado, servo das preocupações do futuro. Precisará deles para sair da platéia, resgatar a liderança do 'eu', deixar de ser vítima das suas mazelas psíquicas, reeditar o filme do inconsciente e tornar-se autor da sua própria história.
Precisará de singelos sonhos para cobrar menos de si e das pessoas que o rodeiam; para elogiar, brincar, cantar e compreender mais. Além disso, precisará de muitos sonhos para zombar dos seus medos, debochar da sua insegurança, dar risadas das suas manias e, assim, viver relaxada e suavemente nessa bela e turbulenta existência." (p. 152).

"Liberte sua criatividade. Sonhe com as estrelas, para poder pisar na Lua. Sonhe com a Lua, para poder pisar nas montanhas. Sonhe com as montanhas, para pisar sem medo nos vales das suas perdas e frustrações.
Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas francassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. Por isso, desejo sinceramente que você...
NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!" (p. 154).



Havia perdido meus sonhos no final do ano passado. O fim de um relacionamento é um novo começo para uma nova chance de amar. Entretanto para algumas pessoas dá medo de começar novamente. Eu sou uma dessas pessoas. E sou uma dessas pessoas que ficam pensando o tempo todo o que os outros vão pensar ou dizer. Esquecendo várias vezes os meus sonhos, esquecendo quem eu sou, abandonando-me literalmente.
É por isso que às vezes sou infeliz. Não é porque meus pais fizeram algo de errado, ou porque alguém próximo tenha feito alguma coisa. É simplesmente, porque esqueço de mim para viver o que os outros querem.
Agora, estou tentando perceber o que eu quero. É uma coisa estranha que dá medo muitas vezes, porque é uma coisa desconhecida à mim. Mas sei do que sou capaz. Sei que posso tudo o que eu quiser. É só ter coragem, sendo que a "coragem não é a ausência do medo e sim o julgamento de que algo é mais importante do que o medo". Não posso me esquecer disso. Assim como não posso me esquecer de mim e nem de meus sonhos.

Comentários

Postagens mais visitadas