Leitura Coletiva: Leia Mulheres


O projeto Leia Mulheres começou em 2014 com a proposta da escritora inglesa Joanna Walsh, #readwomen2014 (#leiamulheres2014), que consiste em basicamente ler mais obras de escritoras e postar nas redes sociais com a hashtag.
Em 2015, um grupo de mulheres brasileiras resolveram transformar essa ideia em algo presencial em livrarias e espaços culturais, onde apresentam uma lista de livros a serem lidos (obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas) e discutidos durante o ano.

Saiba mais no site Leia Mulheres.

Comecei a participar do grupo no Facebook do Leia Mulheres da minha cidade no ano passado. Ainda não consegui ir em nenhum encontro para discutir o livro proposto no mês, mas espero algum dia conseguir ir.
Em Joinville, esse grupo começou em 2017. Já tenho todos os livros indicados de 2017 e 2018 comigo para ler, agora só falta vergonha na cara e começar a lê-los (rsrsrsrs).

Leituras de 2017 (ainda não li nenhum):
Mês
Título do Livro
Jul
O Conto da Aia
Ago
A arte de pedir
Set
Mulheres, Raça e Classe
Out
A vida invisível de Eurídice Gusmão
Nov
As águas vivas não sabem de si
Dez
Um teto todo seu
Leituras 2018 (já li alguns):

Mês
Título do Livro
Lido?
Fev
Frankenstein (Mary Shelley)
Não
Mar
O Caminho de Casa (Yaa Gyasi)
Sim
Abr
Fome (Roxane Gay)
Sim
Maio
Kindred: Laços de Sangue (Octavia E. Butler)
Não
Jun
A Teus Pés (Ana C. César, nacional)
Sim
Jul
Jane Eyre (Charlotte Brontë)
Sim
Ago
A mão esquerda da Escuridão (Ursula K. Le Guin)
Não
Set
Olhos D'Água (Conceição Evaristo, nacional)
Sim
Out
A guerra não tem rosto de mulher (Svetlana Alek)
Não
Nov
A mulher dos pés descalços (Scholastique Mukasonga)
Não
Dez
A mulher desiludida (Simone de Beauvoir)
Não
Agora entramos em 2019 e eu acabei acumulando muitas leituras e já tem as indicações de leituras do primeiro semestre deste ano para ler.

Mês
Título do Livro
Encontro
Fev
As meninas (Lygia Fagundes Telles)
23/02
Mar
A filha perdida (Elena Ferrante)
-
Abr
O corpo dela e outras farras (Carmen Maria Machado)
-
Maio
Quarto de despejo (Carolina Maria de Jesus)
-
Jun
Querida Konbini (Sayaka Murata)
-
Parece que esse primeiro semestre vai ser marcado por literatura nacional. O que é muito bom conhecer autoras importantes e de renome nacional que a gente não conhece, pelo menos eu não conhecia.

E aí? Qual desses livros sitados a cima você já leu? Algum deles te interessou para ler este ano?  Se interessou em participar do Leia Mulheres? O que está esperando? Entre no grupo Leia Mulheres de sua cidade do Facebook, siga o Leia Mulheres de Joinville (se você for da minha cidade) no Instagram. E não deixe de comentar aqui embaixo, vou adorar saber mais sobre suas leituras e interagir com você.

Até a próxima!

Comentários

  1. Que interessante! Acho muito válido incentivar a leitura de livros escritos por mulheres, especialmente as brasileiras, que possuem tanto talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e não são quais quer mulheres. Esse grupo incentiva a sair da zona de conforto e ao invés de ler romances românticos escrito por mulheres, incentiva a ler romances de conteúdo que ganharam prêmios e são reconhecidos mundialmente. Bem interessante mesmo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas