O que é moda?

Segunda postagem do blog Preconmoda.

O que é moda?




Estava pensando e procurando inspiração para escrever sobre o que é moda. Encontrei um artigo interessante, da Fernanda Miranda, que fala bem sobre esta questão, que eu venho a tratar neste blog. Sobre como as pessoas vêem a moda de uma forma preconceituosa. Talvez por ela ter um caráter efêmero e supostamente privilegiar o superficial (obs.: a moda não é apenas glamour, tem muita ralação por trás do show business que vemos nas passarelas). Claro, a moda enfeita ou cobre uma superfície. Mas não é só isso. E quem pensa que a moda é apenas isso, se enganou e certamente desconhece as implicações sociológicas e psicológicas da moda.


Mas, então, o que é moda?
A palavra “moda” vem do latim modus, significa “modo”, “maneira”. É um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior (político, social, sociológico).
Antes não existia moda, e sim uma necessidade do homem de usar roupas para se protegerem do frio ou dos raios solares entre outros fatores de proteção. Com o passar dos anos o homem começou a ter a necessidade de se diferenciar uns dos outros, passando a utilizar também acessórios/adornos.
A moda surgiu como uma necessidade, hoje ela é uma expressão e como expressão, para mim, ela é uma arte. Como disse o filósofo Manuel Fontán de Junco, a moda "conseguiu estabelecer uma ponte entre a beleza e a vida. A moda é uma arte que se usa, que se leva para a rua; é uma arte de consumo a que todos têm acesso".
Nas palavras de Daniela Eufrásio Cavallaro Moraes*: “A moda passou por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período. A moda pode ser considerada o reflexo da evolução do comportamento. Uma espécie de retrato da comunidade. É uma linguagem não verbal com significado de diferenciação. Instiga novas formas de pensar e agir”. (obs.: disse tudo!)

A ilustradora Ana Vicente no live painting que aconteceu na abertura da mostra NOVO – Expressão de Moda, em março de 2010.

E termino esta postagem com o meu conceito de moda: "Moda é um arte que não mede esforços para alcançar as pessoas. Elas usam moda sem saberem que estão usando. Mesmo que digam que não a seguem, estão seguindo. Ela está sempre presente. Ela é um presente. É um pensamento. Um sonho. Uma criança que nasce numa concepção de idéias e morre, mas continua vivo na lembrança".

*MORAES, Daniela Eufrásio Cavallaro. Moda e Arte no Século XX. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Artística, sob orientação do prof. Especialista Luiz Carlos Cappellano. FESB- Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Dezembro de 2008 p. 1.


Publicação de 08 de julho de 2010,
no blog Preconmoda, feita por mim.

Obs.: As observações entre parenteses e riscadas acrescentei agora.

Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas