Pré-conceito

Pré-conceito
por Carina Freitas da Rosa

Antes de fazer faculdade de design de moda, eu tinha certo preconceito contra a indústria da moda. Em minha opinião, pensava que era um universo muito capitalista, destruidora do meio ambiente (sendo que é o setor que mais polui a natureza) e do sistema psicológico de muitas mulheres com o consumismo desenfreado e distúrbios alimentares.
Depois que comecei a fazer o curso, passei a olhar com outros olhos. Apesar de que ainda vejo que existem muitos problemas a serem resolvidos, mas minhas opiniões radicais contra a moda diminuíram.
Tem pessoas que são consumistas compulsivas? Sim. Mas porque querem tampar o seu vazio existencial comprando roupas, bolsas, sapatos, joias... Digo isso por experiência própria (apesar de que nunca me prejudiquei com dívidas, por exemplo, comprava compulsivamente e depois me arrependia, porque via que não combinava comigo ou com meu corpo, etc.).
Quando estou gastando demais, paro e analiso o real sentido disso. Por que estou gastando tanto? A resposta vem sempre do fundo emocional. Estou deprimida porque não consegui um namorado. Ou minha autoconfiança está baixa, então compro ou gasto com beleza para me sentir melhor, sentir-me uma nova mulher, renovada e revigorada. Vai dizer que não se sente assim quando fazes compras ou quando vai ao cabeleireiro, manicure ou até mesmo na esteticista. É maravilhoso mudar o visual de vez em quando, assim como as peças do nosso guarda-roupa. Fora que já existe formas para amenizar este consumo, comprando em brechós, bazares e até mesmo troca de roupas e acessórios com as amigas.
Existem pessoas que possuem distúrbios alimentares? Sim. Mas não venha querer culpar só a moda, não! Eu sei que foi ela que começou a usar modelos mais magras nos anos 60 com a modelo Twiggy, mas ela diz que seu porte sempre foi magro e que ela comia, mas a genética dela é que a ajudava a ser do jeito que ela era, ou seja, o corpo dela era natural, não dependia de dietas. E não adianta culpar a moda, por um preconceito que está na mente das pessoas. Já vi muitas mulheres grandes bonitas, aliás, não eram só bonitas, eram e são lindas. As modelos Plus Size, por exemplo, são belíssimas, como a Flúvia Lacerda. Coloquem uma coisa na cabeça: ser saudável que é bonito!


A indústria têxtil é a maior poluente do que os outros setores? Sim. Porém já li muitos artigos de empresas investindo em pesquisa para melhorar o impacto ambiental que elas causam. Em outra postagem posso citar algumas delas e colocar o que elas estão fazendo, porque não quero fugir muito do foco desta postagem. E não é só com a natureza que indústrias têxteis se importam, mas também com as pessoas.


A moda tem seus prós e seus contras, assim como tudo na vida tem. Até mesmo as pessoas têm seus prós e contras, então por que a moda não haveria de ter também? Então, vamos amenizar nossos preconceitos e olhar a moda com outros olhos. Não só com olhos de consumistas, capitalistas, ambientalistas, entre outros, mas com olhos de quem faz história.

Publicado em 29 de Junho de 2012,
no blog Falar de Moda.

See you!

Comentários

Postagens mais visitadas