Semana da Moda - Parte 2/6
Semana da Moda - Parte 2/6
Por Carina Freitas da Rosa
A segunda-feira foi marcada pela oficina de vitrinismo com a Alexsandra Cordeiro. Mas o que é vitrinismo? Bom, vitrinismo é uma das vertentes do merchandising aplicada nas lojas de shopping ou comércio de rua para atrair a atenção do consumidor, onde se dedica as técnicas de montagens da vitrine, valorizando assim seu produto.
A vitrine é como o cartão de visitas de toda e qualquer loja. É na vitrine (ou vitrina) que o consumidor saberá do que se trata a loja e imaginará como é o interior dela. Por isso, alguns cuidados básicos se devem ter como: a maneira que os produtos são dispostos, a iluminação, o cenário (se a coleção tiver um tema ou for uma data comemorativa), evitar o excesso de produto (evitando a poluição visual), fazer manutenção (para não aparentar desleixo aos olhos do consumidor), deve-se saber o que comunicar na vitrine, as composições de roupas coerentes e que se comunicam. Tudo isso para atrair a atenção das pessoas. Ou seja, a vitrine é uma vendedora silenciosa.
No curso de vitrinismo, poderás ver sobre o que é vitrinismo, marketing sensorial, história da vitrine, composição da vitrine, variação de composição, poluição visual, iluminação, suportes (que tipos de suportes utilizar e como utilizar), sobre a manutenção das vitrines, sustentabilidade na vitrine, tipos de vitrines, etc.
Se você se interessou, há cursos de vitrinismo no SENAC São Paulo, Studio de Moda (Joinville-SC) e CDL Joinville, pelo menos são esses dois que eu sei. Além é claro, de existir cursos online. E você? Sabe algum curso de vitrinismo perto de sua cidade?
Publicado em 17 de Julho de 2012,
no blog Falar de Moda.
See you!
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