Shishang - Moda Chinesa

Resolvi publicar esta semana três postagens de moda do blog, pois elas falam sobre cultura chinesa, ou melhor sobre a vestimenta tradicional da China.

Shishang - Moda Chinesa - Blog Preconmoda

Um amigo meu está me ajudando a ser mais crítica e ter minha própria opinião sobre as coisas. Então estou tendo umas aulinhas com ele. Ele me sugeriu que eu visse o filme "O despertar de uma paixão" e pediu para que eu pesquisasse sobre a moda chinesa. Por que os chineses usavam e ainda usam em cerimônias e datas festivas roupas tão diferentes das nossas, do ocidente?
A princípio foi difícil de encontrar uma resposta para este assunto. Mas depois de tanto pesquisar e ler sobre essa cultura tão diferente da nossa, deduzi que não se sabe ou ainda ninguém procurou saber. Claro que primeiro foi uma forma de se aquecer do frio e se proteger do sol. Não vou desistir da minha busca, mas terei que me aprofundar de uma maneira diferente. Vou ter que ver como farei pra descobrir isso, sendo que não falo em chinês (ou melhor, em mandarim), nem em inglês, o que talvez pudesse ajudar um pouco.
Mas, posso trazer pra vocês, depois de ler muitos textos falando sobre a moda chinesa, algo diferente e interessante.
Em muitos sites encontrei a prepotência do mundo ocidental. Muitos descreveram que os chineses não conheciam moda (o termo "moda" não existia no dicionário chinês) até a chegada da influência ocidental junto a abertura da China com o mundo exterior nos anos 30, "quando as normas sobre a vestimenta se tornaram mais permissivas: as calças, os chapéus, os casacos americanos e inclusivamente a gravata foram adaptadas pelos habitantes desta região" (fonte: Museu de Roupa Tradicional Chinesa).
Oras, eles tinham sua própria maneira de se vestir de acordo com sua cultura. Que ainda estou tentando entender. Já li em um texto que os historiadores não sabem como os japoneses da Pré-história se vestiam. Então, fica complicado pra mim entender! Mas com toda informação e tecnologia que temos hoje em dia, não era de se admirar que eu pudesse encontrar respostas, tão simples e tão complexas ao mesmo tempo, pelo que estou vendo.
Um texto muito legal que encontrei foi um escrito por Diogo Carvalho, no site Fashion Bubbles, intitulada Moda e Budismo: uma visão ocidental e oriental convergida. Diogo explana que queria abordar de uma maneira totalmente diferente a questão moda, trazendo um novo olhar para ela. Neste artigo ele conseguiu e ficou muito interessante, pois ele pegou o olhar de uma monge budista sob a moda. Vale a pena conferir e dar uma lida!

Publicada em 05 de fevereiro de 2011.

See you!

Comentários

Postagens mais visitadas